quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Contra dados não há argumentos

Iniciativa da Universidade de Oxford, o endereço https://ourworldindata.org/ congrega dados econômicos, sociais e ambientais de vários países, possibilitando que curiosos, jornalistas e pesquisadores possam estudar não só o retrato atual da humanidade, como também a evolução de seus números, alguns levantados desde o século XVIII. O portal tem metodologia rica na explicação dos indicadores, ao mesmo tempo que apresenta layout agradável para compreensão dos indicadores.

São dezenas de indicadores organizados em 16 dimensões – população, saúde, alimentação, energia, meio ambiente, tecnologia, crescimento e desigualdade, trabalho, setor público, conexões globais, guerra e paz, política, violência e direitos, educação, mídias e cultura – configurando-se em excelente alternativa para os dados comumente obtidos no Banco Mundial, ONU ou OCDE.

Baseado nos dados do referido endereço, como exemplo, o infográfico abaixo foi construído pelo jornal cearense O Povo. Recomendo aos interessados explorarem esta valiosa fonte de informações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário